top of page

15 de Novembro: Quem Trabalha no Feriado Tem Direito a Pagamento Extra ou Folga Compensatória

  • Foto do escritor: Tailisi
    Tailisi
  • 11 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

No próximo dia 15 de novembro, o Brasil comemora o feriado da Proclamação da República. A data marca um dia de descanso para muitos trabalhadores, mas para quem atua sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), há uma série de regras sobre quem tem o direito de folgar e os benefícios para aqueles que precisam trabalhar.


Segundo a legislação trabalhista, os funcionários que trabalham em setores considerados essenciais, como saúde, segurança e transporte, geralmente precisam estar disponíveis mesmo em dias de feriado. Outras empresas também podem optar por manter as operações nesse dia, desde que respeitem as compensações obrigatórias para quem trabalha.


Para os trabalhadores CLT que forem escalados a trabalhar no feriado, há uma série de direitos. A principal compensação é o pagamento em dobro da diária, ou seja, o empregado deve receber 100% a mais pelo dia trabalhado. Outra opção para o empregador é compensar o dia, oferecendo uma folga extra em outro momento, desde que isso seja acordado previamente com o funcionário.


O feriado de 15 de novembro é uma oportunidade para muitos brasileiros descansarem e aproveitarem o tempo com a família, mas para aqueles que estarão trabalhando, a lei garante benefícios adicionais que buscam valorizar o esforço dos empregados e assegurar uma compensação justa.

 
 
 

Comentários


Em destaque

bottom of page